PARTICIPAÇÃO NA SNCT 2018 - Tema da SNCT "Ciência para a Redução das Desigualdades"

POPULARIZANDO A ROBÓTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTADORAS: Alva Nascimento (UFRJ e FAETEC/E.T.E Adolpho Bloch) e Telma Pará (UFRJ e FAETEC/E.T.E Adolpho Bloch)

MONITORES: Bruno da Costa Lugão, Geovani Viana, Pedro Henrique Sá Leal de Oliveira, Yasmim de Cássia Gomes da Silva, Yasmin Sabino Dias de Souza  - Iniciação Científica, ETEAB/FAETEC-RJ

A atividade desenvolvida para a SNCT 2018 consiste em apresentar os materiais utilizados, suas etapas e resultados de uma oficina “mão na massa”, dedicada a estudantes do Ensino Fundamental e mediada por estudantes do Ensino Médio, alunos de Iniciação Científica (IC) que atuam no projeto PIBIC/EM/UFRJ, "PopCiência - Popularizando a Ciência no Ensino Médio", coordenado pela prof. Telma Pará na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. As atividades foram supervisionadas pelas professoras orientadoras Alva Nascimento e Telma Pará e foi realizada na Escola Municipal "Orsina da Fonseca".

A oficina consistiu na montagem de brinquedos robóticos utilizando materiais 100% sustentáveis ou reciclados, papelão, MDF e também material reciclado. À proposta foram adicionados tópicos da matemática, como por exemplo, escalas, proporções e codificação numérica, aplicados aos brinquedos que incorporaram dispositivos eletroeletrônicos, como resistores, led's, baterias e  motores, o que permitiu destacar conceitos básicos de eletricidade, eletrônica e automação e controle.

A oficina foi finalizada com adesivos relacionados aos assuntos abordados, uma espécie de brinde para registrar o trabalho do grupo e reforçar a assimilação dos conceitos apresentados para as crianças.

1) UFRJ

Apresentação do e-poster pelo aluno Geovani Viana - PAV

17/10/2018 - 11 h

CT - Bloco A - Sala 205

PÚBLICO ALVO: Público Geral 

IMG_7857
press to zoom
IMG_7863
press to zoom
IMG_7865
press to zoom
IMG_7858
press to zoom
geovani
press to zoom
geovane-1
press to zoom
IMG_7866
press to zoom
1/1

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////