top of page
Keyboard and Mouse

Projetos

2021-atual
FAPERJ - O Enfrentamento da Ansiedade Matemática no Ensino Médio com abordagem STEAM

Descrição: A Ansiedade Matemática (AM) é debilitante e causa impactos negativos na vida acadêmica dos alunos. Pesquisas apontam que o grau de AM em meninas é ainda maior devido a fatores como, por exemplo, a questão da ameaça de estereótipo. Neste projeto, investigaremos o uso de atividades lúdicas e criativas inseridas na abordagem STEAM (jogos, produção de vídeos e projetos interdisciplinares) como estratégia para enfrentar a AM em estudantes do nível médio. Utilizaremos o Programa de Auxílio ao Estudante com Dificuldades em Matemática desenvolvido por Carmo (2008). Inicialmente, são medidos o grau de AM através da Escala de Ansiedade Matemática (EAM) e levantados os seus hábitos de estudo em Matemática. Após essa etapa, iremos aplicar ferramentas (resposta de relaxamento, Modelo de Zona de Crescimento e o Modelo de Mão do Cérebro) e atividades inseridas na abordagem STEAM (?Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics? - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para desenvolver a Resiliência Matemática (RM). O projeto envolverá três escolas de Ensino Médio do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Silveira Pará - Coordenador / Ana Luísa Carvalho Furtado - Integrante / Camila Nagem Marques Vieira - Integrante.

Project Name

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Project Name

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

2021-atual
FAPERJ - O Enfrentamento da Ansiedade Matemática no Ensino Médio com abordagem STEAM

Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de novas metodologias que auxiliem o aprendizado de análise combinatória de forma lúdica e prazerosa aos alunos do ensino médio. Em particular, os conteúdos abordados estão incluídos no conteúdo programático do ENEM. Tais metodologias que englobam jogos e animações serão inicialmente testadas por professores da FAETEC - ETEAB ? Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Silveira Pará - Coordenador / Lucas Paranhos de Santana - Integrante / Gabriel Lettieri Bezerra - Integrante.

Project Name

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Project Name

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

bottom of page